Sentes-te movida por uma missão e queres criar o teu programa ideal? Vamos a isso, Colega. Quando estamos a criar um programa, estamos a definir um percurso que o Cliente deverá percorrer.

 

A diferença entre o Programa de Coaching e o Programa de Life Design

 

Há algumas diferenças estruturais entre o Coaching e o Life Design que vais querer respeitar. Essas diferenças têm como base a própria distinção entre campos de trabalho. O Coaching opera principalmente por meio de perguntas e ferramentas livres, para alcançar um objetivo. Por outro lado, o Life Design é o sistema que visa ajudar o Cliente a conquistar um determinado estilo de vida.

 

No fundo, enquanto o Coaching é como ter um grilo no ombro a focar-nos num objetivo, o Life Design é como comprar um guia turístico e escolher o que se quer viver.

 

Tendo por base este conhecimento, o Programa de Coaching deverá depender das tuas competências técnicas. A tua experiência vai trazer-te duas grandes vantagens:

 

  • vais especializar-te num nicho
  • vais tornar-te uma referência nessa área

 

Ou seja, vais conseguir antecipar as características do processo de Coaching individual, tendo em conta a experiência global. Em média, um processo de Coaching tem uma duração variável de 6 a 13 semanas, consoante o nível de dificuldade do objectivo. Objetivos mais exigentes, aumentamos o período de acompanhamento. Mas o ideal é sempre reduzir ao máximo, para proporcionar autonomia ao Cliente.

 

O Coach deve actuar como o trampolim, capaz de despertar as competências, ambição e perspicácia do Cliente. Mas todo o percurso deve ser definido por ele. Tendo em conta o carácter introspectivo do Coaching, não se trata de um verdadeiro programa. Não há no Coaching nenhuma orientação relativamente ao caminho, apenas relativamente às ferramentas técnicas a utilizar em sessão.

 

 

O Programa de Life Design

 

Aqui sim, já estamos a falar de um verdadeiro programa. O Life Designer torna-se como que um guia experiente e conhecedor que mostra os atalhos ao seu Cliente. O Life Designer é especializado numa determinada transformação global pessoal e profissional.

O seu trabalho é ajudar os Clientes com o seu perfil ideal a conseguirem o estilo de vida desejado. Por exemplo, enquanto Life Designer, sou especialista em processos de transformação de Mães Empregadas para Empresárias com liberdade e criatividade.

À semelhança do Coaching, não há aqui instruções precisas, a diferença reside no facto de haver uma orientação por fases. Por exemplo: não influencio o tipo de negócio que as minhas Clientes devem criar, apenas defino os passos para a criação do seu negócio. Não influencio a forma como o desenvolvem, apenas desperto para a necessidade de tomarem essa decisão.

Tendo em conta que o Life Design é um programa de transformação global, precisa de 18 a 24 meses para que o processo se conclua. O nosso cérebro precisa deste tempo para se reeducar em termos de hábitos, crenças, pilotos automáticos… É uma verdadeira mudança radical. Embora o processo tenha esta duração, há fases em que o Cliente deve prosseguir o seu caminho sozinho.

 

 

Assim sendo, para criares um bom programa de Life Design, deves ter em conta alguns truques:

 

    • divide a transformação por fases
    • distribui tempos coerentes com o nível de transformação de cada fase
    • disponibiliza intervalos para consolidar as conquista

Assim sendo, vais o teu programa vais ser algo como:

    1. 21 dias para aprendizagem de novos hábitos
    2. 90 dias para foco de uma transformação essencial
    3. 6 meses de manutenção e crescimento ponderado da transformação

O teu programa deve ser um ciclo de várias fases que se conjugam e permitem que o resultado final seja mais sólido. Lembra-te sempre que o teu objetivo é seres apenas um guia que liberta o seu Cliente logo que possível, para que cresça cada vez mais.

 

Resumindo:

 

O tempo ideal do teu programa vai depender da base de trabalho que estás a desenvolver. Se se trata da criação ou implementação de um novo hábito, temos algo à volta dos 21 dias. Para um objectivo concreto (ainda que seja uma mudança essencial de perspectiva, por exemplo), cerca de 90 dias. a consolidação da aprendizagem deve ser feita a solo, em períodos de intervalo do acompanhamento. E a fase de crescimento faseado tem à volta dos 6 meses de duração. Qualquer um pode ser em grupo ou desenvolvido individualmente, consoante o teu perfil e o do teu Cliente Ideal.