Existem sim, segredos do sucesso e muitos autores escrevem sobre eles. Já viste algum dos muitos livros sobre o assunto, em que malta muito bem-sucedida partilha o que os fez ter aquele sucesso todo? Também desconfias daquela magia toda? Sempre me senti distante destas “receitas milagrosas” ao ponto de nunca ter acreditado que me serviriam a mim também. Afinal, a realidade deles estava tão longe da minha…

Comprometi-me a criar o meu sucesso e a partilhar a receita mal começasse a conseguir o que queria. Este compromisso pessoal, ajudou-me (muito) a perceber mais sobre o sucesso e é por isso que aqui estou agora.

Queres saber qual é o segredo do Sucesso?

Ainda não tenho Sucesso suficiente para me tornar uma super fixe e mega distante de ti. Antes pelo contrário! Nesta coisa de Sucesso, ainda sou uma criança, na piscina dos pequeninos… mas já descobri o segredo e por isso convido-te para caminharmos juntas. Vou partilhar contigo os 3 segredos do Sucesso e, se me permites um conselho, lê até ao fim para sentires aquele surpreendente “wow, nunca tinha pensado nisto assim”.

1- O que é para ti “Sucesso”?

A vida é como um enorme prato de comida: todos têm as suas teorias sobre os temperos a usar. Se queres criar algo maravilhoso e que te faz sentido, convém que saibas concretamente o que te sabe bem. Que “temperos” da vida te sabem melhor? Que “temperos” te fazem saborear melhor cada momento? Se queres sentir verdadeiro sucesso, precisas começar por descobrir o que significa para ti “Sucesso”. Para uns, é ter muito dinheiro, para outros, é ter muito tempo e para outros que tais é ter outras coisas quaisquer.

O Sucesso é como as calças de ganga: desde as rasgadas às cinzentas… há gostos para tudo.

Ora bem, depois de definires o que é Sucesso para ti, podes passar ao passo seguinte. Agora, a questão óbvia é: o que precisas tu para teres um “sucesso” suficientemente definido? Bem, regra geral, usamos um truque super simples: descreve o teu dia de trabalho ideal e o teu dia de descanso ideal. Vês!? Uma forma tão simples de perceberes quais são as tuas prioridades.

Tens aqui este pdf maravilhoso (deixa-me gabar porque está mesmo giro!) que podes usar para te orientar. Vais precisar de dois: um para cada dia.

Atenção que não tens qualquer tipo de limite ao sonho. Não há pessoas, dinheiro ou local que possam limitar as tuas escolhas. Se me disseres que o teu dia feliz é a voar num unicórnio sobre um arco-íris feito de marshmallows, eu apoio-te. Esta ferramenta de Life Design tem por base a intenção de visualizares o que te preenche. Só quando sabes o que te apetece consegues escolher o que vais almoçar, certo? Com a vida é a mesma coisa.

2- Onde começa o Sucesso?

Ah pois é… este é provavelmente o melhor segredo já guardado sobre o Sucesso. Quando pensamos em sucesso, pensamos numa coisa muito fixe tipo “imenso daquilo que queremos”. Não tem de ser assim. O Sucesso começa quando começa a concretização daquilo que te é importante. Simples assim. Se já estás a construir algo que te é importante, então já estás no teu caminho do sucesso. Se ainda não estás, só precisas começar.

O Sucesso é como uma pirâmide: demora a construir mas depois fica gira de se ver. Ora então, não se trata de fazeres nada em concreto mas sim de te aperceberes: tu já podes estar a ser bem-sucedida, embora ainda não tenhas alcançado tudo o que te é importante. (será que ouvi um “wow”?)

 

 

3- O Sucesso deve ser aproveitado e partilhado

Há muito receio em partilhar o sucesso. Como se fosse uma espécie de ave rara que queremos esconder para ninguém no-la roubar. Oh gente serena… não se rouba Sucesso porque o Sucesso é – literalmente – uma forma de estar na vida. O Sucesso é, na verdade, uma questão de escolheres consistente e intencionalmente aquilo que te realiza. Quando o fazes, tens consciência de que estás a construir o que te realiza. Essa coisa da inveja, da sorte, do azar e dos lobisomens, nunca me cativou, confesso. Não posso dizer que não existe, porque o “não” não se consegue provar. Mas se dizes às crianças que não existem sereias, unicórnios e duendes no fim do arco-íris, como podes ter medo da inveja!? Aliás, em bom rigor dos princípios (adoro esta expressão!), tenho de confessar que acredito nos efeitos da inveja… mas sem que a inveja tenha culpa. Passo a explicar: quando te proteges da inveja, adotas uma postura defensiva, uma postura de medo. Essa postura de medo, faz-te fechar ao desconhecido para preservares o que te é conhecido e seguro.

O que não está a crescer, está a morrer. 

Ou seja: se estás a proteger-te, estás a fechar-te. Se estás a fechar-te, estás a limitar o teu crescimento. E se não estás a crescer… estás a matar o teu Sucesso. Por isso, sim, a inveja tem resultados… mas assim tipo monstros debaixo da cama: não sabes ao certo se lá estão, mas que os miúdos têm pesadelos, têm. Que tal adoptarmos uma postura mais confiante, audaz e livre? E pronto, estes são os 3 segredos do Sucesso que me ajudaram criar um casamento feliz de 10 anos, 3 filhos nascidos e uma no forno, 3 negócios, centenas de Clientes e uma missão de serviço à comunidade. Isto tudo, enquanto papo as séries todas pirosas do canal Hallmark.