Já sabes o que precisas de fazer para teres sucesso?

Vamos ver concretamente o que precisas para poderes criar sucesso na tua vida. Mas não estou a falar daquelas pequenas conquistas que vamos alcançando ao longo da nossa vida! Não… nada disso! Estou a falar-te de alcançares a tua vida em grande. Ora esta definição leva-nos a uma outra questão:

Sabes ao certo o que é sucesso para ti?

Não sei se já te aconteceu alguma vez mas há dias em que me apetece um doce. Um doce. Não é um pudim ou um bolo ou nada de concreto… é um doce. Já te aconteceu? E quem diz “um doce” pode dizer “um gelado” ou uma pizza”. Mas reparas no que falta aqui? A definição concreta. O que é um doce? O que é preciso o gelado ter ou ser para te satisfazer plenamente? Será um gelado de morango ou de chocolate e caramelo salgado?

 

O mesmo se passa com o teu sucesso! Tu queres muito ter muito sucesso mas…

  • o que é o sucesso para ti?
  • O que inclui?
  • O que exclui?

Como podes receber o gelado que te vai satisfazer se apenas pedes que te tragam um gelado? O sabor vai ser escolhido por quem? Da mesma forma, como podes experimentar e viver Sucesso se não sabes ao certo o que tem de incluir?

Repara que nós sabemos sempre aquilo que nos é importante mas, por vezes, temos algum receio de pensar muito sobre isso porque é tão difícil, certo!? Se não alcançarmos, vamos ficar frustradas e tristes… enfim… eu juro que entendo mas (e há sempre um “mas”) a verdade é que, se não definires, não realizas.

(podes encontrar aqui “50 perguntas para teres sucesso” em que o objetivo é convidar-te à reflexão)

Pode dar medo enfrentar a realidade e assumir que não estamos tal como queremos mas lembra-te que é um percurso que podes ainda nem ter começado. Criticas-te por ainda não teres chegado à cada da Maria Hermenegilda? Não! Porquê? Porquê? Porque nem querias lá ir. (e espero que continues sem querer ou que, querendo, não me peças a morada… confesso que não faço ideia!).

Ora assim sendo, vamos lá ao passo-a-passo!

  1. descobrires o que queres
  2. começar a limar tudo o que não nos aproxime do que queremos
  3. começar a aproximar do que queremos

Lembra-te que, ao que parece, Roma e Pavia não se fizeram num dia e eram apenas cidades! No teu caso, com tudo o que tens em cima de ti (relações, deveres, tarefas…) o teu sucesso também é para se ir construindo, de forma calma mas estável.

 

Descobre o que queres:

O que significa que vais precisar de assumir o compromisso pessoal de definir pormenorizadamente tudo o que queres. Vou partilhar contigo um exemplo: eu defini como sucesso ter uma determinada casa de férias. Tinha uns 12 anos e disse que quando fosse adulta, ia saber que era feliz quando tivesse aquela casa de férias. Não é a casa que me atrai mas tudo o que ela englobava (na minha interpretação). Uma família grande (que construí), filhos próximos que brincam no jardim (que tenho), liberdade de horários para ir passar fins-de-semana de 5ª a 2ª (que tenho!). Se tenho “aquela” casa de férias? Não. E neste momento nem a quereria (já sei o que custa limpar um jardim e a despesa que dá uma casa junto ao mar) mas tenho tudo o que realmente me importava. Não era a casa pelo património mas a casa pelo estilo de vida.  Da mesma forma, se definires o que queres e concretizares com calma aquilo que te é importante, vais-te aproximando do que te traz o que te é importante. Define sem medos e lembra-te que é um caminho a percorrer (eu demorei quase 20 anos a ter o meu “sucesso”!).

 

Afasta o que não serve

Todos os dias fazes escolhas que até podem ser inconscientes mas… são escolhas. E essas escolhas têm consequências. O truque agora é tornares todas as tuas acções e omissões orientadas para afastar o que não te aproxima do desejo que definiste como objetivo. Começa a treinar o não, a afastar o que não te ajuda.

 

 

Aproxima o que amas

Ao afastares o que não te é útil, acabas por ganhar maior disponibilidade (tempo, disponibilidade mental e emocional e dinheiro) para o que te é importante. Ou seja: tens a ferramenta certa para te ires aproximando do que realmente queres ter. Como vês, é um caminho e começa com a definição do que queres. A tartaruga demora a chegar ao mar… mas chega lá. Aceitas construir o teu Sucesso?